Mercedes criou um impressionante sistema de suspensão a ar com seus amortecedores Airmatic autoajustáveis. O sistema de suspensão Airmatic foi inicialmente projetado para resolver os problemas enfrentados pelos motoristas quando a suspensão era muito rígida ou não oferecia estabilidade suficiente durante a condução
Chegar a este ponto ideal foi um processo complexo para a Mercedes, mas a marca conseguiu encontrar a solução com sua suspensão Airmatic. (Para saber mais sobre a suspensão Airmatic, leia nosso artigo: AIRMATIC: O que é e como funciona)
No entanto, apesar do seu incrível design, o Airmatic não é imune a falhas. Com o desgaste natural de um veículo, as peças falham, funcionam mal, se danificam, se sujam e, em geral, não funcionam tão bem como quando saem da concessionária.
A suspensão Airmatic foi lançada pela primeira vez pela Mercedes em 2002, sendo instalada em alguns veículos Mercedes por mais de 16 anos. Isso ultrapassa em muito qualquer período de garantia generosa, então mesmo os duradouros Airmatics originais podem precisar ser substituídos com o tempo. Este artigo abordará alguns dos problemas comuns do Mercedes Airmatic que ocorrem e como identificá-los.
Muitos carros Mercedes-Benz possuem uma unidade de controle da suspensão pneumática (N51), responsável pelos ajustes entre os modos de condução esportiva e conforto. No entanto, às vezes há problemas com este sistema ou uma falha na própria suspensão pneumática.
Na CMC, somos especialistas em suspensão pneumática, tanto nova quanto recondicionada. Por isso, recomendamos que você dê uma olhada em nosso catálogo de peças para suspensão pneumática Mercedes. Se tiver alguma dúvida ou não encontrar a peça que procura, entre em contato conosco.
Problema com a suspensão pneumática Airmatic da Mercedes Benz
Geralmente, o computador de bordo informa ao motorista sobre qualquer problema potencial, mas essa informação costuma ser vaga e não identifica o problema exato. Pode simplesmente indicar que há um problema e recomendar que você leve o carro ao mecânico. Por isso, este artigo descreverá alguns dos possíveis problemas.
1. Problemas com o Relé
O relé é um interruptor que controla os circuitos eletrônicos, abrindo e fechando os circuitos do compressor. Às vezes, ele falha devido a períodos excessivamente longos de funcionamento do compressor.
Seu mecânico pode te ajudar a identificar a localização do relé do Airmatic caso você queira trocá-lo. É uma solução simples que sua oficina pode trocar facilmente.
2. Problemas com o Compressor
O compressor é responsável por bombear ar para as bolsas de suspensão pneumática e, às vezes, pode ocorrer um bloqueio no fluxo de ar, levando à perda da pressão necessária para manter a suspensão pneumática, ou o compressor pode falhar completamente.
Um compressor CMC para Mercedes ML W164, por exemplo, inclui um relé. Às vezes pode parecer que o compressor precisa ser substituído, mas em alguns casos, um simples reparo, como a troca de um cabo, pode resolver o problema.
Se o problema for no compressor, é uma das reparações mais caras do sistema de suspensão a ar. O principal sinal de que o compressor está com problemas é quando todo o veículo abaixa e não sobe de forma alguma.
3. Problema com o Bloco de Válvulas
O ar pode vazar de volta para o compressor e causar danos internos ao próprio compressor. Isso prejudica a qualidade do passeio e também impede que a suspensão do veículo se eleve.
Problemas de bloqueio nas válvulas do Airmatic W220 tendem a ocorrer, mas os motoristas muitas vezes identificam erroneamente esse problema como um dano na suspensão pneumática. Um dos efeitos colaterais do bloqueio da válvula do Airmatic é que o veículo não mantém sua altura.
4. Problema de Chiado na Suspensão Pneumática
Às vezes, os amortecedores Airmatic apresentam defeitos de fábrica ou são danificados devido a uma condução inadequada durante qualquer etapa do ciclo de vida do amortecedor. Os clientes relatam um chiado ou um barulho vindo do interior do amortecedor.
Isso geralmente é causado pelo deslocamento dos componentes internos da suspensão Airmatic. A peça pode funcionar bem, mas o chiado torna a experiência de condução insuportável, por isso as peças do Airmatic devem ser substituídas.
5. Mau Funcionamento da Suspensão de Mercedes
Às vezes, o próprio amortecedor da suspensão pneumática Airmatic é o culpado. Ele pode falhar logo após a instalação, como resultado de uma instalação incorreta ou pode ser resultado de uma peça de fábrica com defeito.
O amortecedor a ar também pode funcionar mal durante o desgaste ou a incapacidade de reter o ar que está sendo bombeado do compressor. Um dos principais sinais de que o Airmatic é o problema é que apenas um lado do carro afunda, enquanto as outras suspensões parecem funcionar bem.
6. Vazamentos de Ar no Sistema de Suspensão
Outro possível problema são os pontos de conexão. Você pode verificar se o fechamento está intacto ou se há um vazamento de ar borrifando um pouco de água e sabão sobre o fechamento/conduções de ar/juntas do amortecedor para ver se há vazamentos de ar em alguma parte.
Se aparecerem bolhas, então há um vazamento de ar no amortecedor Airmatic. Existem também detectores de vazamentos especializados para identificar possíveis vazamentos de ar.
Esperamos que esta informação tenha sido útil para você entender alguns dos problemas comuns que afetam o sistema Airmatic da Mercedes. Com sorte, isso o ajudará a solucionar rapidamente possíveis problemas com sua suspensão pneumática quando ela começar a se comportar de forma estranha.
